"Ele procura a vitória, mas não a deseja a qualquer preço."

Responsabilidade de um atleta

Os praticantes desportivos têm uma responsabilidade primordial na salvaguarda e desenvolvimento do espírito desportivo. Qualquer que seja o contributo que os outros possam dar ao fomento do espírito desportivo é o praticante que em última análise, garante ou não a lealdade do jogo.

Mais do que qualquer outro ele é um exemplo. Pelo seu constante cumprimento das regras, a sua sensibilidade ao espírito da competição, o seu respeito total pelo árbitro, treinador e dirigentes, pelos companheiros de equipa, adversários e espectadores, compete-lhe ilustrar, na prática, o pleno significados de espírito desportivo. Ele procura a vitória, mas não a deseja a qualquer preço.

Rejeita a batota, a corrupção, o jogo desleal e a absorção de estimulantes, ou de outros productos interditos pelos regulamentos. Não contesta as decisões do árbitro e muito menos incita alguém e em especial os espectadores a fazê-lo. Aceita a vitória tal como a derrota, com serenidade.

Quer seja um simples praticante de nível local ou um campeão de nomeada, assume as suas responsabilidades. Todavia, o campeão, divulgado pela comunicação social e admirado por largas faixas do público, em especial os jovens, pode exercer uma imensa influência e a sua posição privilegiada permite-lhe persuadir, através de uma conduta exemplar, os restantes desportistas e em especial os mais jovens praticantes, a respeitarem os valores do espírito desportivo.