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Regulamento

III Trail Água de Pena

O Trail de Água de Pena, realiza-se no dia 9 de Setembro de 2018, com partida e chegada marcada para a freguesia de Água de Pena, concelho de Machico.

Esta organização tem duas provas à escolha dos participantes, uma de Trail Longo com 26km e um Trail Curto de 16 km, com 1300D+ e 400D+ respectivamente.

A realização deste evento tem como objectivo promover a freguesia de Água de Pena e as freguesias adjacentes, pertença do concelho de Machico e Santa Cruz, como sítios privilegiados para a prática de corrida em trilhos. As duas provas permitirão aos participantes percorrerem grande parte da freguesia de Água de Pena, de Machico, do Santo da Serra e zonas altas de Santa Cruz. A passagem pela levada sobranceira ao vale de Machico, campo de golfe, Ribeira de Santa Cruz, Vereda do Alvoredo, Ponte de Roma, Capela dos Cardais, constituirão alguns dos pontos mais interessantes desta prova.

O Trail Água de Pena está integrado no Circuito Regional De Trail Running da AARAM.

Este evento decorrerá com absoluto respeito pelo meio ambiente.

Programa

  • Segunda, 23 de Julho de 2018 – Início do período de inscrições.
  • Domingo, 12 de Agosto de 2018 - Fim da 1ª fase de inscrições
  • Segunda, 13 de Agosto de 2018 – Início da 2ª fase de inscrições.
  • Domingo, 26 de Agosto de 2018 - Fecho das inscrições
  • Sexta-feira, 7 de Setembro de 2018 – Secretariado das 17h as 22h, local a designar.
  • Sábado, 8 de Setembro de 2018 – Secretariado das 10h as 13h no Parque desportivo de Água de Pena.
  • Domingo, 9 de Setembro de 2018 – Prova

7h45 – Check-in na área da partida dos 26km

8h00 – Partida do TLAP 26km

8h15 e às 8h45 – Partida do transporte para a prova de 16km (partidas consoante o número de atletas)

9h15 – Check-in na área da partida dos 16km                                                

9h30 – Partida do TCAP 16km

13h30 – Previsão do final da prova.

14h00 – Entrega de Prémios. (podendo ser antecipada consoante o fecho da prova)

Prova

Trail Longo Água de Pena (26 km / 1300 D+ / 1300D-) – Grau 2

A partida do Trail Longo será dada às 08h00 do dia 9 de Setembro, na Praça Central do Parque Desportivo, em direcção ao cais de acesso ao mar, com subida até a porta principal por um trilho entre as rochas e passagem pela ponte pedonal com direcção a Matur pelo trilho em frente ao Restaurante o Nobre até as piscinas, subindo posteriormente em direção à Portelinha, descida à direita para a Levada do Jorge, passagem na Levada Nova, e nova subida por antigas veredas sobranceiras ao Parque Empresarial de Machico que levarão os atletas até ao verdejante Campo de Golfe do Santo da Serra. De seguida, cruza terras do Santo, com passagens junto à Lagoa, Achada do Curral, Travessa do Poiso, descida até Ribeira de Santa Cruz, subida pela Vereda do Alvoredo, um raro núcleo de Laurissilva na encosta sul, até o Cabeço do Mato d'Água, onde inicia nova descida íngreme até à Ponte de Roma. Entrando à esquerda com passagem pela ribeira por de baixo da ponte, seguindo por uma levada com saida no estradão, e sobe uma levada de irrigação até à Levada Nova do Poiso, que permitirá atingir a Capela dos Cardais.  Daqui para a frente, o percurso é quase sempre a descer. A fase final, percorrida por veredas na zona alta de Água de Pena, terá como pano de fundo o Aeroporto, as Ilhas Desertas e a Ponta de São Lourenço com a meta instalada no Parque Desportivo de Água de Pena.

Trail Curto Água de Pena (16 km / 400 D+ / 1000D-) – Grau 1

A partida do Trail Curto será dada às 9h30 do dia 9 de Setembro à frente do portão principal do Campo de Golfe do Santo da Serra, passando pela lagoa em direcção a Rua São Sebastião, em cruzamento com o percurso do Trail longo, descendo directamente para a Travessa do Poiso, e consequentemente descida até Ribeira de Santa Cruz, subida pela Vereda do Alvoredo, um raro núcleo de Laurissilva na encosta sul, até o Cabeço do Mato d'Água, onde inicia nova descida íngreme até à Ponte de Roma. Entrando à esquerda com passagem pela ribeira por de baixo da ponte, seguindo por uma levada com saida no estradão e sobe uma levada de irrigação até à Levada Nova do Poiso, que permitirá atingir a Capela dos Cardais.  Daqui para a frente, o percurso é quase sempre a descer, com passagem pela emblemática Fonte do Seixo. A fase final, percorrida por veredas na zona alta de Água de Pena, terá como pano de fundo o Aeroporto, as Ilhas Desertas e a Ponta de São Lourenço com a meta instalada no Parque Desportivo de Água de Pena

Requisitos e Obrigações dos Participantes

Para participar na prova os participantes devem reunir os seguintes requisitos:

  1. Ter pelo menos 18 anos na data da realização da prova. Contudo, o escalão Juniores/Sub19 (18-19anos) só poderá optar pela prova mais curta.
  2. Conhecer e aceitar as condições do presente regulamento.
  3. Efetuar corretamente a inscrição.

Os participantes inscritos no Trail Água de Pena aceitam participar voluntariamente e sob a sua própria responsabilidade na competição. Por conseguinte concordam em não reclamar ou exigir à organização, colaboradores, autoridades, patrocinadores e outros participantes de qualquer responsabilidade com os mesmos e seus herdeiros, em tudo o que exceda a cobertura das suas responsabilidades, dos seus colaboradores e participantes.

Uma vez que não haverá corte de tráfego rodoviário, os participantes devem cumprir com as regras de trânsito em cidades e estradas de uso público, assim como respeitar as áreas agrícolas e propriedades privadas, sob pena de terem de assumir potenciais danos e indemnizações resultantes do seu incumprimento.

Os participantes devem estar conscientes da distância e das particularidades da prova e estarem suficientemente treinados para isso.

Terem adquirido, antes da prova, uma real capacidade de autossuficiência em montanha, que permita a gestão dos problemas induzidos por este tipo de prova, nomeadamente em condições de alterações climatéricas (noite, vento, frio, nevoeiro, chuva ou neve).

Durante a prova, os atletas podem efetuar ultrapassagens, desde que a mesma não coloque em risco a sua integridade e a dos seus concorrentes, tendo o cuidado de a sinalizar, igualmente. Os atletas ultrapassados devem facilitar a manobra de ultrapassagem, encostando-se o máximo ou parando, caso seja necessário. 

Os participantes terão de saber enfrentar problemas físicos e mentais resultantes de fadiga extrema, problemas digestivos, articulares e dores musculares, etc.

Ter a consciência de que não é papel da organização ajudar um participante a ultrapassar estes problemas e que tal depende principalmente da sua capacidade em adaptar-se às situações problemáticas decorrentes deste tipo de evento.

Esta prova é de participação individual, não é permitido fazer-se acompanhar de animais.

Ter a consciência que não é permitida assistência externa (por alguém não identificado como pertencente à organização) fora dos postos de abastecimento, ou zonas devidamente sinalizadas para esse efeito.

Ter a consciência que o uso de auriculares desvia a atenção do próprio, colocando-se a si e aos restantes participantes em perigo, pelo que o seu uso não será permitido.

O participante deverá assim, preencher o Termo de Responsabilidade para ser entregue aquando do Check-In, e para os menores de idade, a respectiva autorização do encarregado de educação. Estes documentos poderam ser descarregados no site do evento (www.adrap.pt/trailaguadepena).

Inscrições

A inscrição no Trail Água de Pena implica compreender e aceitar sem reservas as regras e regulamento da prova.

a)    Somente as inscrições feitas na página www.adrap.pt/trailaguadepena é que serão aceites.

b)    Cada participante deve preencher corretamente o formulário de inscrição e pagar o valor de inscrição.

c)    O registo só será válido mediante o pagamento da taxa de inscrição.

d)    Após confirmação do pagamento, o nome vigorará na lista de inscritos.

e)    O período de inscrições decorrerá entre 23 de Julho e 26 de Agosto de 2018.

f)     As taxas de inscrição são as seguintes:

  1ª Fase - 23 de Julho até 12 de Agosto 2ª Fase - de 13 de Agosto até 26 de Agosto
Provas Filiados AARAM Não Filiados Filiados AARAM Não Filiados
TLAP (26 km) 15,30€ 17€ 16,20€ 18€
TCAP (16 km) 11,70€ 13€ 12,60€ 14€

 
  1. g)    A organização disponibiliza transporte para a partida do Trail Curto com um custo suplementar de 2€ por participante, reservado aos primeros 100 pagantes.

    h)    A inscrição em qualquer uma das provas é definitiva e não poderá ser alterada.

    i)    O valor da inscrição inclui:

    §  Seguro de responsabilidade civil e acidentes pessoais.

    §  Abastecimento de sólidos e líquidos, enquanto em competição.

    §  Transporte para a chegada, em caso de abandonar a prova ou ser impedido pela organização de continuar em prova.

    §  Camisola alusiva à prova.

    §  Chip, de registo eletrónico (incorporado no peitoral).

    §  O pagamento da taxa de inscrição implica uma reserva de lugar, pessoal e intransmissível.

Lugares limitados/Reservados

 O Trail de Água de Pena tem lugares limitados. Na totalidade das duas provas serão apenas aceites 400 inscrições, sendo as mesmas aceites por ordem de confirmação (ordem de pagamento das mesmas). O Trail Curto está limitado a 200 participantes e o Trail Longo a 200 participantes.

A entidade organizadora reserva-se ao direito de alterar o número de inscrições por razões de segurança ou por qualquer outro motivo que possa afetar o bom funcionamento da prova. Todas as alterações serão anunciadas com a devida antecedência no site oficial.

A entidade organizadora reserva-se ao direito de excluir da corrida, mesmo antes do seu início, qualquer participante que, através de seu comportamento, condicione a gestão e / ou o bom funcionamento da prova. Caso isso ocorra, o atleta não será reembolsado nem autorizado a participar em futuros eventos organizados pela ADRAP. 

Cancelamento de Inscrição e Reembolso da taxa

O reembolso pode ser solicitado quando um participante tiver um impedimento para fazer a prova, desde que esse impedimento esteja associado a um acidente ou a uma doença diagnosticada já após o registo na prova.

O cancelamento deve ser solicitado por e-mail para: adrapmadeira@gmail.com. A este pedido terá de ser anexado o atestado médico.

Não serão aceites cancelamentos por telefone.

Os montantes reembolsados aos participantes que reúnam as condições acima mencionadas, irão variar de acordo com a data em que solicitar o reembolso

O reembolso das taxas pagas será feito nas seguintes condições:

até 05 de Agosto de 2018
50% da taxa será devolvida*
até 12 de Agosto de 2018
25% da taxa será devolvida*
a partir de 26 de Agosto de 2018
não haverá direito a reembolso*

*menos a comissão contratual referente à taxa de inscrição/referencia multibanco.

Se o evento for cancelado por razões alheias à vontade da organização, até à data limite das inscrições, haverá direito a reembolso numa determinada percentagem calculada pela organização, que permita cobrir os gastos até então assumidos com o evento.

Semiautonomia

Semiautonomia é definida como a capacidade de ser autónomo entre dois postos de abastecimento, não somente na comida mas também no vestuário e segurança, sendo capaz de se adaptar particularmente a situações adversas (mau tempo, problemas físicos, lesões, etc.). Os participantes devem possuir a capacidade de semiautonomia.

Material Obrigatório

Durante a competição, todos os participantes têm de se fazer acompanhar da totalidade do material obrigatório. Em qualquer momento durante a prova, os diretores ou chefes de controlo podem verificar o material obrigatório. O participante terá de aceitar estes controlos de forma pacífica, sem contestar, sob pena de ser excluído da prova. Ver lista de penalizações no ponto 16º.

Material obrigatório (a ser transportado pelo participante durante toda a prova) TLAP  (26km) TCAP (16KM)
Mochila ou equipamento similar X X
Depósito de água ou equivalente de 1 litro de capacidade, no mínimo X X
Manta térmica X X
Corta-vento X X
Telemóvel operacional (com bateria suficiente) X X
Alimentação de reserva X X
Apito X X
Copo com 15 cl de capacidade, no mínimo X X

Material fortemente recomendado (opcional)
Protector solar
Boné ou “buff”
Calças compridas, que no mínimo cubram o joelho
Bastões
Imperméavel
Porta-resíduos, integrado ou não na mochila
Calçado adequado (Trail Running)
Quantia em numerário (para fazer face a algum imprevisto)

Por questões de segurança, é recomendável aos participantes que façam a verificação do seu material, no intuito de se certificarem que está em perfeitas condições para a realização da prova. 

Postos de Controlo e Abastecimentos

Os postos de controlo são pontos obrigatórios de passagem e estão localizados em locais delineados pela organização. Em cada um destes controlos estará um responsável da organização.

Não controlar um ou mais pontos de controlo, levará à desclassificação do participante.

Durante a prova poderá existir “controlos-surpresa” de forma a assegurar o cumprimento integral do percurso. A sua posição, obviamente, não será comunicada pela organização.

Somente os participantes com peitoral visível terão acesso aos postos de controlo e alimentação.

Os participantes utilizarão um sistema de controlo eletrónico fornecido pela organização, basicamente constituído por uma estação de leitura (instalada nos postos de controlo) e um chip, que será transportado pelo participante.

Os postos de abastecimento possuirão comida e bebida para ser consumida no local. Somente água é destinada a encher os depósitos e outros recipientes. Cada participante certifica-se, ao deixar cada posto de abastecimento, ter a quantidade de bebida e comida necessária para alcançar o abastecimento seguinte.

Haverá dois tipos de postos de abastecimento: uns só de líquidos, e outros sólidos e líquidos que irão variar de acordo com a sua localização.

Aos participantes é possível assistência pessoal, dada apenas por uma pessoa e somente autorizada nos 100 metros que antecedem a entrada nos postos de controlo/abastecimento. Toda a assistência profissional (treinador, médico, equipa) é estritamente proibida.

Distância, Tempo Máximo e Barreiras Horárias

O Trail Água de Pena é um evento que integra duas provas de etapa única, com tempo limite de execução:

Provas Distância Desnível positivo/negativo Tempo máximo
TLAP 26 km 1300+/1300- 5h30min
TCAP 16 km 400+/1000- 3h30min

As barreiras horárias são calculadas para permitir aos participantes alcançar a linha de meta no tempo limite imposto, contabilizando já as possíveis paragens (descanso, abastecimentos, etc.)

Para serem autorizados a continuar em prova, os participantes devem chegar e sair do posto de controlo antes do seu encerramento, caso contrário, será impedido de prosseguir e, consequentemente, será desclassificado. Os tempos de passagem (barreiras horárias) serão divulgados pela organização.

Qualquer participante excluído da prova e que deseje continuar, só pode fazê-lo entregando o seu peitoral e chip, prosseguindo à sua própria responsabilidade e em completa autonomia.

Por razões meteorológicas e/ou de segurança, a organização reserva-se ao direito de alterar as barreiras horárias.

 

Trail Longo 26km

Posto Controlo

Km’s Percorridos

Previsão mais Rápidos

Previsão mais Lentos

Abastecimentos

Fecho controlo

CP1- Levada nova

6,0 km

0h47

8h47

1h39

9h39

Liquido

 

CP2- Campo Golfe

9,0 km

1h14

9h14

2h33

10h33

Liquido + Solido

10h50

CP3- Remédios

16 km

1h59

9h59

4h07

12h07

Liquido

12h25

CP4- Cardais

21 km

2h22

10h22

4h48

12h48

Liquido + Solido

13h05

Meta

26 km

2h40

10h40

5h30

13h30

Liquido + Solido

13h30 

 

Trail Curto 16Km

Posto Controlo

Km’s Percorridos

Previsão mais Rápidos

Previsão mais Lentos

Abastecimentos

Fecho controlo

CP3- Remédios

6,5 km

0h37

10h07

1h44

11h14

Liquido

12h25

CP4- Cardais

11 km

0h58

10h28

2h38

12h38

Liquido + Solido

13h05

Meta

16 km

1h16

10h46

3h30

13h30

Liquido + Solido

13h30 

 

Abandono, Evacuação e Assistência Médica

Os abandonos devem ser feitos somente nos postos de controlo. Na eventualidade de um acidente ou lesão em que o participante esteja imobilizado e não consegue alcançar um posto de controlo, deve ativar a operação de salvamento, entrando em contato com a organização.

O número de contacto da organização, para efeitos de emergência, estará impresso no peitoral do participante e deverá ser igualmente gravado antecipadamente no telemóvel do participante.

A organização disponibiliza transporte desde o ponto de abandono, com acessibilidade rodoviária, até à chegada.

Haverá primeiros socorros posicionados em alguns postos de controlo. É essencial que os participantes ajudem qualquer pessoa em perigo e alertem o posto de controlo mais próximo ou contactem a organização.

Não esquecer que, devido a problemas associados ao ambiente e tipo de evento pode ser necessário aguardar pela assistência durante mais tempo do que o previsto. Assim sendo, a segurança primária dos atletas depende basicamente da qualidade dos materiais/equipamentos que os mesmos possuem.

Os participantes devem acatar as decisões do pessoal médico especializado.

Alteração do Percurso ou das Barreiras Horárias; Cancelamento da Prova

A organização reserva-se ao direito de alterar a qualquer momento o percurso e a posição dos postos de controlo / abastecimento, sem aviso prévio. Em caso de condições climatéricas fortemente adversas a partida pode ser atrasada no máximo duas horas, após o qual, a prova é cancelada. Não haverá direito a reembolso.

Durante a prova, em caso de mau tempo, e por razões de segurança, a organização reserva-se ao direito de modificar as barreiras horárias e, ou, de suspender, reduzir, neutralizar ou parar a prova. Não haverá direito a reembolso.

"Check-In"

No Check-In (7 e 8 de Setembro) os participantes devem apresentar os seguintes documentos:

BI / C.C. ou Passaporte.

Termo de responsabilidade (preenchido e assinado pelo próprio) / Autorização do Encarregado de Educação (caso seja menor).

Todos os participantes irão receber:

Peitoral - Este deve estar permanentemente visível durante toda a prova. Consequentemente, deve ser posicionado sobre a roupa, na zona da cintura, e não pode ser por qualquer razão fixado sobre a perna ou nas costas. O nome e o logótipo dos patrocinadores não podem ser modificados ou encobertos.

Chip – A ser transportado pelo atleta durante a totalidade da prova (integrado no peitoral).

Camisola alusiva ao evento.

Seguro

O organizador subscreve um seguro de responsabilidade civil e de acidentes pessoais durante a vigência do evento. Este seguro garante a cobertura das suas responsabilidades, e dos seus colaboradores e participantes.

Em caso de acidente, o participante deverá, em primeiro lugar, contactar a organização, a qual providenciará o seu encaminhado para a instituição médica mais adequada ao seu estado de saúde, juntamente com uma cópia da respetiva participação de sinistro. Por vezes e, dada a urgência / gravidade de alguns acidentes, torna-se impossível diligenciar o preenchimento da participação no ato do sinistro. Nestas circunstâncias, a participação do sinistro poderá ser tratada após concluídos os primeiros socorros ao participante.

A organização não assumirá despesas de sinistros, dos quais não tomou conhecimento em tempo oportuno para ativar o seguro (24h após a conclusão do evento).

Todos os atletas filiados possuem um seguro próprio de filiação por parte da AARAM ou FPA e por isso no ato da inscrição têm automaticamente direito a um desconto, sendo o seguro de prova cobrado e apenas para atletas não filiados. Ambos os seguros têm uma franquia associada.

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Partida e Chegada

Antes da partida, os participantes serão orientados pela organização a proceder ao “CHECK” do chip.

O relógio iniciará a contagem no momento estabelecido, com ou sem a presença dos participantes. Os participantes que não estiverem presentes até 15 minutos após a partida ou que se apresentem para além deste período, serão impedidos de partir e, como tal, não serão classificados.

À chegada, os participantes finalizarão a sua prova controlando a estação “FINISH”.

Sinalização

A organização sinalizará o percurso com fitas sinalizadoras (Personalizadas), placas e marcas no pavimento. É imperativo seguir os caminhos sinalizados sem tomar atalhos. Os participantes, se deixarem de ver sinalização durante aproximadamente 200 metros a 500m (dependendo da visibilidade a frente), deverão voltar para trás até encontrar novamente a respectiva sinalização. O bom senso deverá imperar.

Penalização e Desclassificação

A direcção da prova e os comissários existentes nos controlos são responsáveis pela aplicação das regras e regulamento que regem a prova e por isso estão autorizados a aplicar penalizações e desclassificações, estabelecidas na tabela abaixo.

Acção Penalização Desclassificação
Sem mochila ou equipamento similar X
Sem sistema de hidratação (depósito de água ou equivalente no mínimo com 1 litro de capacidade) X
Sem alimentação de reserva 1h
Sem telemóvel operacional X
Sem apito X
Sem copo com 15 cl de capacidade, no mínimo 1h
Sem manta térmica X
Peitoral não visível 1h
Exceder o tempo limite de controlo nos CP´S com barreira horária X
Utilizar caminhos que não os sinalizados para a prova 1h
Atalhar o percurso X
Utilizar transporte não autorizado (boleia) X
Atirar lixo para o chão e/ou danificar o meio envolvente (se deliberado dá desclassificação) 1h x
Ajuda externa fora dos postos de controlo 1h
Perda do Chip X

Recusar apresentar o material obrigatório, se pedido pelos elementos da organização

X
Desobedecer às medidas de segurança indicadas pela organização e entidades associadas X
Não ajudar um participante que esteja a necessitar de ajuda X
Pedir ajuda sem necessidade fundamentada X
Falhar um ou mais postos de controlo X
Faltar gravosamente ao respeito para com a organização e participantes (agressão ou insulto) X
Partilhar o peitoral com outro participante x
Modificar, dobrar ou ocultar o material publicitário 1h
Retirar sinalização do percurso X
Fazer-se acompanhar de animais X
Abandonar a prova sem avisar a organização x
Utilizar auscultadores durante a prova 15min 15min

Categorias, Classificações e Prémios

Categorias:

Masculinos

Sub19 – 18 a 19 anos

Sub-23 - 20 a 23 anos

Seniores - 24 a 34 anos

M35 – 35 a 39 anos

M40 - 40 a 44 anos

M45 – 45 a 49 anos

M50 - 50 a 54 anos

M55 – 55 a 59 anos

M60 - mais de 60 anos

Femininos

Sub19 – 18 a 19 anos

Sub-23 - 20 a 23 anos

Seniores - 24 a 34 anos

F35 – 35 a 39 anos

F40 - 40 a 44 anos

F45 – 45 a 49 anos

F50 - 50 a 54 anos

M55 – 55 a 59 anos

F60 - mais de 60 anos

Os atletas serão pontuados e classificados no escalão consoante a idade em que iniciam o evento.

Classificações e Prémios:

Para as duas provas, somente os participantes que controlarem todos os postos de controlo (PC’s) e cortarem a linha de meta dentro do tempo estipulado, serão classificados (FINISHERS).

Troféu para as primeiras três equipa masculina e feminina, na prova principal (TLAP 26km) e para a prova de TCAP 16km. Haverá, ainda, a nível individual, para todas as provas, troféu para os três primeiros classificados da geral masculina e feminina e também para cada um dos escalões.

A classificação por equipas será feita consoante o regulamento regional de trail da AARAM, onde constará a soma dos 3 melhores tempos de atletas da mesma equipa. Compreendendo que mesmo que um atleta se tiver inscrito na prova por um clube associado e não seja filiado não irá contar para a classificação do respectivo clube, pois é considerado atleta individual. Atletas individuais de um mesmo Grupo, serão considerados para a classificação de equipas, desde que no formulário de inscrição coloquem todos o mesmo Nome de Grupo.

É obrigatória a presença dos premiados na cerimónia de entrega de prémios. A organização não enviará troféus nem quaisquer outros elementos por correio postal ou outro meio de distribuição.

A entrega de Prémios decorrerá as 14h, ou 30min após a chegada do último atleta.

Reclamações

Toda e qualquer reclamação deve ser colocada por escrito e remetida ao diretor da prova, acompanhada de uma caução de 50€ (não reembolsável caso a reclamação seja indeferida) até duas horas após a chegada do participante em questão. Na reclamação deve constar o nome do reclamante, n.º BI/CC ou passaporte, nome do(s) participante(s) afetados, n.º do peitoral e motivos alegados. As classificações provisórias também podem ser alvo de reclamação, até 30 minutos após a sua publicação.

O júri, que analisará a reclamação, é composto pelo diretor da prova, que preside, pelo presidente ou vice-presidente do clube organizador e por uma personalidade de reconhecido mérito na área do Trail. O júri pronunciar-se-á antes da afixação dos resultados oficiais.

As decisões tomadas pelo júri são soberanas e não são objeto de apelo.

Direitos de Imagem e Publicidade

A entidade organizadora reserva-se ao direito exclusivo da exploração da imagem do Trail Água de Pena e de audiovisuais fotográficos e jornalísticos do evento. Qualquer projeto ou suportes publicitários produzidos para publicação devem obter o prévio consentimento da organização.

É obrigatório o uso do material publicitário fornecido pela organização, (peitoral, autocolantes, etc.). Modificar, dobrar ou ocultar o material publicitário será alvo de penalização.

Protecção de Dados

Os dados dos participantes indicados no formulário de inscrição serão registados pela entidade organizadora para efeitos exclusivos de processamento no evento, sendo publicados nomeadamente na lista de inscritos, notícias diversas e classificação. Todos os participantes podem exercer o seu direito de acesso, retificação ou anulação dos seus dados pessoais, enviando um e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Modificações

Estas regras podem ser editadas, alteradas ou melhoradas a qualquer momento pela entidade organizadora, sem aviso prévio. O facto de realizar a sua inscrição implica a aceitação do presente regulamento.

Outros

A organização poderá, sempre que entender, atualizar este regulamento, de acordo com as necessidades da organização, até à data limite das inscrições.

O Júri decidirá sobre todos os assuntos relacionados com o evento e que não foram objecto de regulamentação pou sobre más intrepretações do presente regulamento.